Brasao TCE TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS
COORDENADORIA DE ANÁLISE DE CONTAS E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO FISCAL
   

1. Processo nº:4082/2019
2. Classe/Assunto: 4.PRESTAÇÃO DE CONTAS
12.PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ORDENADOR - 2018
3. Responsável(eis):SOLAINE SIQUEIRA DE MORAES - CPF: 91132851068
4. Origem:FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS
5. Distribuição:1ª RELATORIA

6. ANÁLISE DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº 241/2020


 

RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS










 

FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS

CONTAS DE ORDENADOR DO EXERCÍCIO DE 2018







 

Conselheiro Relator: MANOEL PIRES DOS SANTOS

Processo nº: 4082/2019

Gestor Responsável: SOLAINE SIQUEIRA DE MORAES













 

PALMAS - TO, Setembro/2020

 


 

ÍNDICE

1. INFORMAÇÕES.. 4

1.1. INFORMAÇÕES DA ENTIDADE.. 4

1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012) 4

1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014) 5

2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS.. 6

2.1. FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO.. 6

2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL. 6

3. DESPESA.. 7

3.1. DESPESAS POR FUNÇÃO.. 7

3.2. DESPESAS POR PROGRAMAS.. 7

3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA.. 8

4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.. 8

4.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO.. 8

4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA.. 9

4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento da Unidade. 10

4.2. BALANÇO FINANCEIRO.. 11

4.3. BALANÇO PATRIMONIAL. 12

4.3.1. Ativo. 12

4.3.1.1. Ativo Circulante. 12

4.3.1.1.1. Estoques. 13

4.3.1.2. Ativo Não Circulante. 14

4.3.1.2.1. Ativo Imobilizado e Intangível 14

4.3.2. Passivo. 15

4.3.2.1. Passivo Circulante. 15

4.3.2.2. Passivo Não Circulante. 16

4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes. 16

4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação. 16

4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte. 17

4.3.2.5.1. Inconsistência no Registro das Disponibilidades Financeiras. 18

4.3.2.5.2. Inconsistência no Registro dos Ativos Financeiros. 18

4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS.. 18

5. LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS.. 19

5.1. MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - MDE.. 19

5.2. LIMITE DE GASTO COM PROFESSORES - 60% DO FUNDEB.. 21

5.3. TOTAL DA DESPESA DO FUNDEB.. 22

6. RECOMENDAÇÕES.. 22

7. CONCLUSÃO.. 23

 

 

 


 

RELATÓRIO DE ANÁLISE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS Nº.

NÚMERO DO PROCESSO 4082/2019

1. INFORMAÇÕES

1.1. INFORMAÇÕES DA ENTIDADE

Entidade: Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins

Endereço: 09  N⺠16 - Centro  77.716-000

CNPJ: 30.068.329/0001-55

Fone/Fax: Comercial (63) 34411118  Residencial (63) 34411118  Residencial ()   

1.2. ROL DE RESPONSÁVEIS (IN 09/2012)

 

Gestor: Solaine Siqueira de Moraes

Endereço: Rua Treze de Maio  - Centro  97.800-000

CPF: 911.328.510-68

Identidade: 40590115976 - SJS-RS

Fone/Fax: Residencial (55) 33522645  Celular (63) 999898873 

Período de Vigência: 01/01/2018 a 31/01/2019

 

Controle Interno: Suane Pereira Alves Orlandini

Endereço: Abraao Aguiar  - Centro  77.704-000

CPF: 030.662.491-58

Identidade: 945.633 2ª VIA - TO

Fone/Fax: Celular (63) 84271206 

Período de Vigência: 01/01/2018 a 31/12/2019

 

 

Contador: Domingos Verjo Barnabe Machado

Endereço: Otr Outros 208 Sul Alameda 15 Lote 15  - Plano Diretor Sul  77.020-574

CPF: 585.465.101-72

Identidade: 007.065 2ª VIA - SSP -TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Comercial (63) 32153154  Celular (63) 84034909 

Período de Vigência: 08/06/2018 a 31/12/2019

 

 

Contador: Divino Alves Das Neves

Endereço: Rua Sao Jose - Centro  77.714-000

CPF: 701.310.311-04

Identidade: 249157 2ª VIA - SSP TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Celular (63) 84537885  Celular (63) 99561281 

Período de Vigência: 02/01/2018 a 07/06/2018

 

 

1.3. RESPONSÁVEIS PELO ENVIO (ACORDÃO 838/2014)

 

Gestor: Camila Brock Penz

Endereço: R 06(casa)   - Setor Industrial  77.716-000

CPF: 986.073.670-72

Identidade: 806286269-6 - SSP/RS

Fone/Fax: Residencial (54) 00000000  Celular (63) 992876743 

 

Controle Interno: Suane Pereira Alves Orlandini

Endereço: Abraao Aguiar  - Centro  77.704-000

CPF: 030.662.491-58

Identidade: 945.633 2ª VIA - TO

Fone/Fax: Celular (63) 84271206 

 

 

Contador: Domingos Verjo Barnabe Machado

Endereço: Otr Outros 208 Sul Alameda 15 Lote 15  - Plano Diretor Sul  77.020-574

CPF: 585.465.101-72

Identidade: 007.065 2ª VIA - SSP -TO

Fone/Fax: Residencial (63) 00000000  Comercial (63) 32153154  Celular (63) 84034909 

 

 

 

 

2. OBJETIVO, FONTES DE CRITÉRIO E ACOMPANHAMENTO DE PRAZOS

a) Em cumprimento a determinação constitucional e atendendo as disposições constantes no Regimento Interno, Lei Orgânica e Instrução Normativa n°. 07/2013, do TCE/TO, procedemos à análise da presente prestação de contas, com o objetivo de subsidiar o Julgamento por este Tribunal. As fontes de critério utilizadas foram as seguintes: Constituições Federal e Estadual; Lei Federal nº. 4.320/1964, Normas Brasileiras de Contabilidade e Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, Plano Plurianual - PPA nº. 2018/2018, Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO nº. 79/2018, Lei Orçamentária Anual - LOA n°. 80/2018, Lei Complementar nº. 101/2000 e demais Normas do TCE/TO.

2.1. FORMALIZAÇÃO DO PROCESSO

a) A presente prestação de contas foi assinada digitalmente pelos responsáveis acima identificados e gerada com base nos dados contábeis da 7ª remessa de dados do SICAP - Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, módulo SICAP/CONTÁBIL, que ingressou neste Tribunal em 01/03/2019, portanto, no prazo previsto na Instrução Normativa nº. 007, de 27 de novembro de 2013, estando formalizada com todos os documentos/demonstrativos exigidos na referida Instrução Normativa.

b) Verifica-se que o Gestor apresentou a Declaração de Veracidade de Informações, cumprindo o que determinam as Normas do TCE-TO.

2.2. REMESSA DAS INFORMAÇÕES AO SICAP/CONTÁBIL

a) Em cumprimento à Instrução Normativa TCE/TO nº 11, de 05 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a remessa de dados contábeis enviada intempestivamente pelos Municípios e sua Administração Indireta, por meio eletrônico com a assinatura digital e considerando as prorrogações de prazos para o envio das remessas, ocorridas no exercício, o ente em análise encaminhou através do SICAP/CONTÁBIL, os dados contábeis que estão disponíveis no respectivo sistema. A seguir constam as remessas encaminhadas fora do prazo:

Quadro 1 - FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS

REMESSA

PRAZO DA REMESSA

DATA DO ENVIO

ANÁLISE DA TEMPESTIVIDADE

PROCESSO ADM. AUTUADO POR INTEMPESTIVIDADE

 

Orçamento

01/02/2018 - 02/04/2018

26/04/2018

Fora do Prazo

-

 

1º Bimestre

01/03/2018 - 02/04/2018

15/05/2018

Fora do Prazo

-

 

b) Nos termos da Instrução Normativa nº 11/2012, a aplicação das sanções cabíveis em razão da inadimplência ou intempestividade no envio dos dados destacados nos quadros acima ocorre em processo administrativo específico.

3. DESPESA

a) Compreende-se por despesa o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e a manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade (despesas correntes) ou para a realização de investimentos (despesas de capital).

b) O quadro abaixo evidencia a execução da despesa orçamentária (empenho, liquidação e pagamento) da entidade por função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:

3.1. DESPESAS POR FUNÇÃO

a) A classificação funcional tem por finalidade segregar a despesa pública orçamentária em função e subfunção. A função refere-se ao "maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público", enquanto que as subfunções representam um subconjunto das despesas, refletindo assim as políticas, diretrizes, objetivos no planejamento das ações dos administradores públicos. Segue o comparativo de gastos das despesas por Função, em conformidade com a Portaria SOF/MP nº 42, de 14/04/1999 e atualizações:

Quadro 2 - Despesa por função

CÓDIGO

ESPECIFICAÇÃO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EXECUTADO

%

 

04

Administração

18.000,00

10.000,00

0,00

0%

 

12

Educação

4.225.100,00

4.235.700,00

3.264.180,48

77,06%

 

13

Cultura

55.000,00

53.700,00

11.482,35

21,38%

 

27

Desporto e Lazer

89.000,00

87.700,00

34.437,81

39,27%

 

 

Total

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

75,45%

 

Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 e Balancete da Despesa - Exercício de 2018

b) Destaca-se que nas Funções Administração, Cultura e Desporto e Lazer houve execução menor que 65% da dotação atualizada, ou seja, não houve ação planejada para as despesas por função, em desconformidade ao que determina a IN 02/2013.

3.2. DESPESAS POR PROGRAMAS

a) A seguir, destacam-se os programas com as respectivas codificações e valores autorizados e executados.

Quadro 3 - Programas Inclusos na Lei Orçamentária Anual

PROGRAMA

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EMPENHADO

% EMPENHADO x INICIAL

% EMPENHADO x ATUALIZADA

 

0601 - MANUT. DA SEGURANCA PUBLICA

252.100,00

493.450,00

403.577,22

160,09

81,79

 

0602 - EDUCANDO PARA CRESCER E DESENVOLVER

3.820.500,00

3.580.450,00

2.872.085,61

75,18

80,22

 

0603 - ESPORTE E LAZER

314.500,00

313.200,00

34.437,81

10,95

11,00

 

TOTAL GERAL

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

75,45

75,45

 

Fonte: Anexo 11 da Lei 4.320 - Exercício de 2018

b) Conforme evidenciado no citado quadro, percebe-se que houve programa - ESPORTE E LAZER, com execução menor que 65%. As despesas d o FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS foram executadas em acordo/desacordo com os valores dos Programas inicialmente autorizados constantes da lei Orçamentária, em descumprimento ao que dispõe a IN 002/2013.

c) Deste modo, cada órgão deve efetuar o controle da execução do orçamento e adotar as medidas para o cumprimento do programa de trabalho, conforme preceitua o artigo 75 da Lei nº 4320/64.

 

3.3. DESPESAS POR CATEGORIA ECONÔMICA E NATUREZA DA DESPESA

a) As Despesas por Categoria Econômica são classificadas em Despesas Correntes, as quais correspondem aos gastos com a manutenção dos serviços públicos já existentes (custeio, conservação, pessoal), que totalizou R$ 3.302.925,64, e Despesas de Capital, que têm por definição os gastos destinados para investimentos, inversões financeiras e amortização da dívida, que totalizou R$ 7.175,00. Durante o exercício de 2018, o total das despesas executadas resultou em R$ 3.310.100,64.

Quadro 4 - Despesas por Categoria Econômica

TÍTULO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

VALOR EXECUTADO

 

DESPESAS CORRENTES(XII)

4.010.100,00

4.048.650,00

3.302.925,64

 

   Pessoal e Encargos Sociais

2.905.100,00

2.590.550,00

2.326.288,52

 

   Juros Encargos da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

   Outras Despesas Correntes

1.105.000,00

1.458.100,00

976.637,12

 

DESPESAS DE CAPITAL(XIII)

377.000,00

338.450,00

7.175,00

 

   Investimentos

377.000,00

338.450,00

7.175,00

 

   Inversões Financeiras

0,00

0,00

0,00

 

   Amortização da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

RESERVA DE CONTINGÊNCIA(XIV)

0,00

0,00

0,00

 

 

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

4. ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

4.1. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

a) A gestão orçamentária do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins está demonstrada no Balanço Orçamentário, que apresenta as receitas previstas em confronto com as receitas realizadas e as despesas fixadas com as despesas executadas. Na sequência seguem os resumos das receitas e despesas orçamentárias, bem como o resultado da execução:

Quadro 5 - Resumo das Receitas do Balanço Orçamentário

TÍTULO

PREVISÃO INICIAL

PREVISÃO ATUALIZADA

RECEITAS REALIZADAS

SALDO

 

RECEITAS CORRENTES (I)

208.900,00

211.900,00

2.156.699,78

1.944.799,78

 

RECEITAS DE CAPITAL (II)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

(R) DEDUÇÕES DA RECEITA (III)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL DAS RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (IV)=(I+II+III)

208.900,00

211.900,00

2.156.699,78

1.944.799,78

 

OPERAÇÕES DE CRÉDITO / REFINANCIAMENTO (VI)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

1.240.133,39

1.240.133,39

 

TRANSFERÊNCIAS RECEBIDAS INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (VII) = (IV+V+VI)

208.900,00

211.900,00

3.396.833,17

3.184.933,17

 

 

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

208.900,00

211.900,00

3.396.833,17

3.184.933,17

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

Quadro 6 - Resumo das Despesas do Balanço Orçamentário

TÍTULO

DOTAÇÃO INICIAL

DOTAÇÃO ATUALIZADA

DESPESAS EMPENHADAS

SALDO

 

DESPESAS CORRENTES(XII)

4.010.100,00

4.048.650,00

3.302.925,64

745.724,36

 

DESPESAS DE CAPITAL(XIII)

377.000,00

338.450,00

7.175,00

331.275,00

 

RESERVA DE CONTINGÊNCIA(XIV)

0,00

0,00

0,00

0,00

 

 

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS PARA A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

TRANSFERÊNCIAS CONCEDIDAS INDEPENDENTES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

0,00

0,00

0,00

0,00

 

SUBTOTAL DAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (XV)

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

1.076.999,36

 

SUBTOTAL COM REFINANCIAMENTOS (XVIII) = (XV+XVI+XVII)

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

1.076.999,36

 

TOTAL DESPESA

4.387.100,00

4.387.100,00

3.310.100,64

1.076.999,36

 

Fonte: Balanço Orçamentário - Exercício de 2018

4.1.2. Despesas de Exercícios Anteriores - DEA

a) São despesas de exercícios encerrados que não se tenham processado na época própria, bem como os restos a pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício. O reconhecimento de despesas de exercícios anteriores devem constituir-se como exceção à regra, de modo a evitar movimentação de dotações orçamentárias para sua cobertura, omissão de passivos, distorções dos resultados contábeis e fiscais.

Quadro 7 - Despesas de Exercícios Anteriores

Categoria Econômica / Grupo de Despesas

2017

2018

2019

 

3.1__92 - Pessoal e Encargos

0,00

0,00

0,00

 

3.2__92 - Juros e Encargos da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

3.3__92 - Outras Desp. Correntes

0,00

0,00

0,00

 

4.4__92 - Investimentos

0,00

0,00

0,00

 

4.5__92 - Inversões Financeiras

0,00

0,00

0,00

 

4.6__92 - Amortização da Dívida

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

0,00

0,00

0,00

 

Fonte: Anexo 11 da Lei nº 4.320/64 de cada Exercício

b) No período de  2017 a 2019, não se constatou empenhos relativos a Despesas de Exercícios Anteriores

4.1.3. Contribuição Patronal Sobre a Folha de Pagamento da Unidade

a) Com base nos dados enviados ao SICAP Contábil calculou-se o percentual da contribuição patronal, para verificar se esse percentual está compatível com o fixado em lei. Segue cálculo realizado:

Quadro 8 - Regime de Previdência

DENOMINAÇÃO

VALOR

 

a) Regime Geral da Previdência

 

 

I - Servidores Vinculados ao RGPS - (3.1.1.2.1.01.01.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.02.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.04.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.05.00.00.0000 +3.1.1.2.1.01.06.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.11.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.21.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.22.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.24.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.01.31.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.01.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.02.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.03.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.04.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.13.00.00.0000 + 3.1.1.2.1.04.14.00.00.0000)

1.925.736,35

 

II - Contribuição Patronal - (3.1.2.2.1.01.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.1.05.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.1.99.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.01.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.05.00.00.00.0000 + 3.1.2.2.3.99.00.00.00.0000)

400.552,17

 

Percentual Apurado da Contribuição Patronal = II/Ix100

20,80%

 

b) Regime Próprio de Previdência

 

 

I - Servidores Vinculados ao RPPS - (3.1.1.1.1.01.01.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.21.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.22.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.24.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.25.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.26.00.00.0000 + 3.1.1.1.1.01.31.00.00.0000)

 

 

II - Contribuição Patronal - (3.1.2.1.0.00.00.00.00.0000 - 3.1.2.1.2.99.00.00.00.0000)

0,00

 

Percentual Apurado da Contribuição Patronal = II/Ix100

0%

 

Fonte: Arquivo Liquidação e Balancete Verificação - Exercício de 2018

b) Regime Geral da Previdência - cabe consignar que o artigo 22, inciso I da lei nº 8.212/1991 estabelece que a contribuição a cargo da empresa, destinada à Seguridade Social, é de vinte por cento (20%) sobre o total das remunerações pagas, devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês.

c) Conforme apresentado acima, o Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins atingiu o percentual de 20,80% de contribuição patronal, sobre a folha dos servidores que contribuem para o RGPS – Regime Geral de Previdência Social, percentual que está acima de 20%, atendendo ao estabelecido no art.22, I, da Lei n° 8212/91.

d) Constata-se que o Município não possui Regime Próprio de Previdência, sendo que os valores apresentados vinculados a RPPS, tratam-se de despesas com pessoal cedidos a unidade gestora, vinculados a regime próprio de origem.

4.2. BALANÇO FINANCEIRO

a) O Balanço Financeiro espelha a movimentação dos recursos financeiros, demonstrando seu saldo inicial, receitas, despesas e o saldo apurado no exercício anterior que será transferido para o exercício seguinte.

b) Da análise do Balanço verifica-se que a movimentação financeira do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins apresenta um saldo financeiro para o exercício seguinte no valor de R$ 103.082,20 representado na tabela abaixo.

A unidade não possui dados referentes ao exercício de 2017.

Quadro 9 - Exercício de 2018

RECEITAS

VALOR

DESPESAS

VALOR

 

RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS (I)

2.156.699,78

DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS (VII)

3.310.100,64

 

TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS RECEBIDAS (II)

1.240.133,39

TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS CONCEDIDAS (VIII)

0,00

 

RECEBIMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (III)

2.097.375,35

PAGAMENTOS EXTRAORÇAMENTÁRIOS (IX)

2.081.025,68

 

AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (IV)

0,00

AJUSTES FINANCEIROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (X)

0,00

 

SALDO EM ESPÉCIE DO EXERCÍCIO ANTERIOR (V)

0,00

SALDO EM ESPÉCIE PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE (XI)

103.082,20

 

TOTAL (VI) = (I+II+III+IV+V)

5.494.208,52

TOTAL (XII) = (VII+VIII+IX+X+XI)

5.494.208,52

 

Fonte: Balanço Financeiro - Exercício de 2018

 

4.3. BALANÇO PATRIMONIAL

a) O Balanço Patrimonial do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins tem a finalidade de expressar qualitativa e quantitativamente seu patrimônio, demonstrando fidedignamente a situação dos saldos de seus bens, direitos e obrigações.

Quadro 10 - Balanço Patrimonial (MCASP)

ATIVO

VALOR

PASSIVO

VALOR

 

ATIVO CIRCULANTE

103.420,14

PASSIVO CIRCULANTE

16.687,61

 

ATIVO NÃO-CIRCULANTE

7.175,00

PASSIVO NÃO-CIRCULANTE

0,00

 

 

 

TOTAL DO PASSIVO

16.687,61

 

 

 

TOTAL DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

93.907,53

 

TOTAL

110.595,14

TOTAL

110.595,14

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

b) O Balanço Patrimonial demonstra os componentes patrimoniais como consequência dos atos de gestão praticados no exercício. Quanto a este aspecto, O Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins apresenta um Ativo de R$ 110.595,14 e um Passivo de R$ 16.687,61. Assim, o valor residual dos ativos após deduzidos todos seus passivos resultou um Patrimônio Líquido Positivo de R$ 93.907,53.

4.3.1. Ativo

a) O Ativo compreende os recursos controlados pelo Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial do serviço. O ativo é segregado em dois grupos circulante e não circulante.

b) O Ativo da entidade, no exercício de 2018, alcançou o valor de R$ 110.595,14, sendo composto de R$ 103.420,14 por ativo circulante e R$ 7.175,00 por ativo não circulante.

4.3.1.1. Ativo Circulante

a) São classificados como Ativo Circulante quando atenderem a um dos seguintes critérios: (i) estiverem disponíveis para realização imediata; ou (ii) tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.

b) O Ativo Circulante do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins compreende Caixa e Equivalentes de Caixa, Créditos a Curto Prazo, Demais Créditos e Valores a Curto Prazo e Estoques. Sua composição, em 2018, foi a seguinte: 

Quadro 11 - Ativo Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

1.1.0.0.0.00.00.00.00.0000

  ATIVO CIRCULANTE

103.420,14

 

1.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Caixa e Equivalência de Caixa

103.082,20

 

1.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

                  Caixa e Equivalentes de Caixa

103.082,20

 

1.1.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Demais Créditos e Valores a Curto Prazo

337,94

 

1.1.3.8.0.00.00.00.00.0000

                  Outros Créditos a Receber e Valores a Curto Prazo

337,94

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.1.1.1. Estoques

a) Constata-se que ao final do exercício em análise O Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins, não apresentou saldo na conta estoque ao analisarmos as movimentações na conta 1.1.5 - Estoques, observamos que houve R$ 93.949,67, de débitos/entradas e R$ 93.949,67 de créditos/saídas, também houve despesas liquidadas na rubrica de despesa 3.3.90.30 - "Material de Consumo" de R$ 570.889,67 e na rubrica de despesa 3.3.90.32 - “Material de Distribuição Gratuita” de R$ , e as baixas na conta 3.3.1 - "Uso de Material de Consumo" da DVP no valor de R$ 570.889,67, conforme detalhado a seguir:

Quadro 12 - Movimentação de Estoque/Conta 3.3.1 - Uso de Material de Consumo

PERÍODO

DÉBITO

CRÉDITO

USO DO MATERIAL

 

Janeiro

0,00

0,00

0,00

 

Fevereiro

0,00

0,00

0,00

 

Março

0,00

0,00

0,00

 

Abril

0,00

0,00

0,00

 

Maio

0,00

0,00

0,00

 

Junho

0,00

0,00

0,00

 

Julho

0,00

0,00

0,00

 

Agosto

0,00

0,00

0,00

 

Setembro

0,00

0,00

0,00

 

Outubro

0,00

0,00

0,00

 

Novembro

0,00

0,00

0,00

 

Dezembro

570.889,67

0,00

570.889,67

 

MEDIA

47.574,14

0,00

47.574,14

 

TOTAL

570.889,67

0,00

570.889,67

 

Fonte: Arquivo Movimento Contábil - Exercício de 2018

b) Observa-se que o valor contabilizado na conta "1.1.5 – Estoque" é de R$ 0,00 no final do exercício em análise, enquanto o consumo médio mensal é de R$ 47.574,14, demonstrando a falta de planejamento da entidade, pois não tem o estoque dos materiais necessários para o mês de janeiro de 2019.

4.3.1.2. Ativo Não Circulante

a) Ativo Não Circulante do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins compreende Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. Sua composição, em 2018, foi a seguinte: 

Quadro 13 - Ativo Não Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

1.2.0.0.0.00.00.00.00.0000

  ATIVO NÃO-CIRCULANTE

7.175,00

 

1.2.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Imobilizado

7.175,00

 

1.2.3.1.0.00.00.00.00.0000

                  Bens Móveis

7.175,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.1.2.1. Ativo Imobilizado e Intangível

a) O Ativo não Circulante/Imobilizado e Intangível alcançou R$ 7.175,00, deste valor destacam-se os Bens Móveis, cujo montante corresponde a R$ 7.175,00, os Bens Imóveis no valor de R$ 0,00.

b) Na sequência são apresentados os valores dos bens móveis, imóveis e intangíveis constantes do Demonstrativo BEM ATIVO IMOBILIZADO.

Quadro 14 - Bem Ativo Imobilizado

TIPO VALOR

MÓVEIS

IMÓVEIS

INTANGÍVEIS

TOTAL

 

Saldo Anterior

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Aquisição

577.239,87

0,00

0,00

577.239,87

 

Incorporação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Reavaliação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Total Entradas

577.239,87

0,00

0,00

577.239,87

 

Alienação

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Depreciação/Amortização

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Impairment

0,00

0,00

0,00

0,00

 

Baixas

570.889,67

0,00

0,00

570.889,67

 

Total de Saídas

570.889,67

0,00

0,00

570.889,67

 

Saldo Final

6.350,20

0,00

0,00

6.350,20

 

Fonte: Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2018

c) O Demonstrativo do Ativo Imobilizado, no exercício, apresenta o total de entradas no valor de 577.239,87 separados em: aquisição de R$577.239,87, incorporação R$0,00 e reavaliação de R$0,00. Também apresenta na conta Depreciação R$ 0,00.

d) Analisando o Demonstrativo Bem Ativo Imobilizado no exercício de 2018, citado anteriormente, constatou-se o valor de aquisição de Bens Móveis, Imóveis e Intangíveis de R$ 577.239,87. Ao compararmos este valor com os totais das liquidações do exercício e de restos a pagar referentes as despesas orçamentárias de Investimentos e Inversões Financeiras de R$ 7.175,00, guardando uniformidade entre as duas informações.

Quadro 15 - Comparativo Balanço Patrimonial e Ativo Imobilizado

TIPO DO BEM

BAL. PATRIMONIAL

ATIVO IMOBILIZADO

DIFERENÇA

 

Bens Móveis

7.175,00

6.350,20

824,80

 

Bens Imóveis

0,00

0,00

0,00

 

Bens Intangíveis

0,00

0,00

0,00

 

TOTAL

7.175,00

6.350,20

824,80

 

Fonte: Balanço Patrimonial e Anexo Bem Ativo Imobilizado - Exercício de 2018

4.3.2. Passivo

a) O Passivo compreende obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se esperam que resultem para a entidade saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços. O passivo é segregado em dois grupos: passivo circulante e não circulante.

b) O Passivo do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins, no exercício de 2018, alcançou o valor de R$ 16.687,61, estando registrado R$ 16.687,61 no passivo Circulante e R$ 0,00 no passivo Não Circulante.

4.3.2.1. Passivo Circulante

a) De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 7ª edição, os passivos devem ser classificados como circulantes quando corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis. Os demais passivos devem ser classificados como não circulantes.

b) O Passivo Circulante do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins compreende os subgrupos 2.1.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Curto Prazo, 2.1.2 Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo, 2.1.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo, 2.1.4 Obrigações Fiscais a Curto Prazo, 2.1.5 Obrigações de Repartição a Outros Entes, 2.1.7 Provisões a Curto Prazo e 2.1.8 Demais Obrigações a Curto Prazo. Sua composição, em 2018, foi a seguinte:

Quadro 16 - Passivo Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

2.1.0.0.0.00.00.00.00.0000

  PASSIVO CIRCULANTE

16.687,61

 

2.1.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Curto Prazo

0,00

 

2.1.1.1.0.00.00.00.00.0000

                  Pessoal a pagar

0,00

 

2.1.1.2.0.00.00.00.00.0000

                  Benefícios Previdenciários a Pagar

0,00

 

2.1.1.3.0.00.00.00.00.0000

                  Benefícios Assistenciais a Pagar

0,00

 

2.1.1.4.0.00.00.00.00.0000

                  Encargos Sociais a Pagar

0,00

 

2.1.2.0.0.00.00.00.00.0000

         Empréstimos e Financiamentos a Curto Prazo

0,00

 

2.1.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo

0,00

 

2.1.4.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Fiscais a Curto Prazo

0,00

 

2.1.5.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações de Repartição a Outros Entes

0,00

 

2.1.7.0.0.00.00.00.00.0000

         Provisões a Curto Prazo

0,00

 

2.1.8.0.0.00.00.00.00.0000

         Demais Obrigações a Curto Prazo

16.687,61

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.2. Passivo Não Circulante 

a) O Passivo Não Circulante do Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins compreende os subgrupos 2.2.1 Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Longo Prazo, 2.2.2 Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo, 2.2.3 Fornecedores e Contas a Pagar a Longo Prazo, 2.2.4 Obrigações Fiscais a Longo Prazo, 2.2.7 Provisões a Longo Prazo, 2.2.8 Demais Obrigações a Longo Prazo e 2.2.9 Resultado Diferido. Sua composição, em 2018, foi a seguinte:

Quadro 17 - Passivo Não Circulante

CONTA CONTÁBIL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

2.2.0.0.0.00.00.00.00.0000

  PASSIVO NÃO-CIRCULANTE

0,00

 

2.2.1.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Assistenciais a Pagar a Longo Prazo

0,00

 

2.2.2.0.0.00.00.00.00.0000

         Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo

0,00

 

2.2.3.0.0.00.00.00.00.0000

         Fornecedores a Longo Prazo

0,00

 

2.2.4.0.0.00.00.00.00.0000

         Obrigações Fiscais a Longo Prazo

0,00

 

2.2.7.0.0.00.00.00.00.0000

         Provisões a Longo Prazo

0,00

 

2.2.8.0.0.00.00.00.00.0000

         Demais Obrigações a Longo Prazo

0,00

 

2.2.9.0.0.00.00.00.00.0000

         Resultado Diferido

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.3. Quadro dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes

Quadro 18 - Balanço Patrimonial (Lei 4.320/64)

ATIVO

VALOR

PASSIVO

VALOR

 

ATIVO FINANCEIRO

103.420,14

PASSIVO FINANCEIRO

16.687,61

 

ATIVO PERMANENTE

7.175,00

PASSIVO PERMANENTE

0,00

 

 

 

SALDO PATRIMONIAL

93.907,53

 

TOTAL

110.595,14

TOTAL

110.595,14

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

a) Comparando o Ativo Financeiro (R$ 103.420,14) e Passivo Financeiro (R$ 16.687,61), o Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins apresentou um superávit financeiro no valor de (R$ 86.732,53). O total das disponibilidades (Caixa e Equivalentes de Caixa e Investimentos temporários) totalizaram R$ 103.082,20.

4.3.2.4. Quadro das Contas de Compensação

a) Compreende os atos a executar que podem vir a afetar o patrimônio, imediata ou indiretamente, por exemplo: direitos e obrigações conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, títulos e bens de terceiros; garantias e contragarantias recebidas e concedidas. A definição é orientada pelo fluxo de caixa a ser envolvido na execução futura do ato potencial.

b) O Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins registrou os seguintes atos potenciais ativos e passivos:

Quadro 19 - Balanço Patrimonial

EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS ATIVOS

VALOR

EXECUÇÃO DOS ATOS POTENCIAIS PASSIVOS

VALOR

 

         Execução de Garantias e Contra Garantias Recebidas

0,00

         Garantias e Contra Garantias Concedidas

0,00

 

         Execução de Direitos Conveniados e Outros Instrumentos Congêneres

0,00

         Execução de Obrigações Conveniadas e Outros Instrumentos Congêneres

0,00

 

         Execução de Direitos Contratuais

0,00

         Execução de Obrigações Contratuais

0,00

 

         Execução de Outros Atos Potenciais Ativos

0,00

         Execução de Outros Atos Potenciais Passivos

0,00

 

  TOTAL

0,00

  TOTAL

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

4.3.2.5. Quadro do Superávit/Déficit Financeiro por Fonte

a) O objetivo do quadro é apresentar a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro por fonte de recurso.

Quadro 20 - Superávit/Déficit Financeiro

DESCRIÇÃO

FONTE

VALOR

 

  TOTAL

 

86.732,53

 

         Recursos Próprios

0010. e 5010.

83,59

 

         Recursos do MDE

0020.

140,66

 

         Recursos do FUNDEB

0030.

21.352,56

 

         Recursos do ASPS

0040.

0,00

 

         Recursos do RPPS

0050.

0,00

 

         Recursos da Cota-Parte dos Recursos Hídricos

0060.

0,00

 

         Alienação de Bens

0070.

0,00

 

         Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE

0080.

0,00

 

         Multas Previstas na Legislação de Trânsito

0090.

0,00

 

         Recursos Destinados à Educação

0200. a 0299.

65.155,72

 

         Recursos Destinados à Saúde

0400. a 0499.

0,00

 

         Recursos Destinados à Assistência Social

0700. a 0799.

0,00

 

         Recursos de Convênios com a União

2000. a 2999.

0,00

 

         Recursos de Convênios com o Estado

3000. a 3999.

0,00

 

         Recursos de Convênios com outras Entidades

4000. a 4999.

0,00

 

         Outros Recursos Vinculados

5017. ,0600. ,0123.e 1000. a 1999. e 6000. a 7999.

0,00

 

Fonte: Balanço Patrimonial - Exercício de 2018

 

 

4.3.2.5.1. Inconsistência no Registro das Disponibilidades Financeiras

a) Disponibilidades maior que o ativo financeiro por fonte.

b) O "Ativo Financeiro compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários" (§ 1º do artigo 105 da lei 4.320/64). Assim, as disponibilidades (valores numerários), enviados no arquivo conta disponibilidade, não pode ser maior que o ativo financeiro na fonte especifica. No entanto, temos os seguintes Ativos Financeiros menores que os valores das disponibilidades (valores numerários).

Quadro 21 - Inconsistência no Registro das Disponibilidades Financeiras

Fonte

Saldo Conta Disponibilidade

Valor do Ativo Financeiro

 

0020.00.000

285,77

140,66

 

Fonte: Arquivo Conta Disponibilidade e Balancete Verificação do exercício de 2018

4.3.2.5.2. Inconsistência no Registro dos Ativos Financeiros

a) Considerando que o "Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários" (§ 1º do artigo 105 da lei 4.320/64). Portanto não existe possibilidade do ativo financeiro ser menor do que zero detalhado na fonte específica.

Quadro 22 - Inconsistência no Registro dos Ativos Financeiros

Fonte

Valor do Ativo Financeiro

 

0020.00.000 MDE

-41.842,70

 

Fonte: Arquivo Conta Disponibilidade e Balancete Verificação do exercício de 2018

4 4. DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

a) Nos termos do art. 104 da Lei Federal nº 4.320/64, a Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as alterações ocorridas no Patrimônio durante o exercício financeiro, resultantes ou independentes da Execução Orçamentária e indica o Resultado Patrimonial do exercício, conforme se pode verificar pelo quadro a seguir.

Quadro 23 - Demonstração das Variações Patrimoniais

DESCRIÇÃO

VALOR

 

Impostos, Taxas e Contribuições de Melhoria

0,00

 

Contribuições

0,00

 

Exploração e Venda de Bens, Serviços e Direitos

0,00

 

Variações Patrimoniais Aumentativas Financeiras

3.574,00

 

Transferências e Delegações Recebidas

3.393.259,17

 

Valorização e Ganhos com Ativos

0,00

 

Outras Variações Patrimoniais Aumentativas

0,00

 

TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS

3.396.833,17

 

Pessoal e Encargos

2.326.288,52

 

Benefícios Previdenciários e Assistenciais

0,00

 

Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo

976.637,12

 

Variações Patrimoniais Diminutivas Financeiras

0,00

 

Transferências e Delegações Concedidas

0,00

 

Desvalorização e Perda de Ativos

0,00

 

Tributárias

0,00

 

Outras Variações Patrimoniais Diminutivas

0,00

 

TOTAL DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS DIMINUITIVAS

3.302.925,64

 

RESULTADO PATRIMONIAL DO PERÍODO

93.907,53

 

Fonte: Demonstração das Variações Patrimoniais - Exercício de 2018

b) Confrontando-se as Variações Patrimoniais Aumentativas com as Variações Patrimoniais Diminutivas apurou-se um Resultado Patrimonial do Período de R$ 93.907,53, evidenciando que as Variações Patrimoniais Aumentativas são superiores as Variações Patrimoniais Diminutivas.

5. LIMITES CONSTITUCIONAIS E LEGAIS

5.1. MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - MDE

a) A Constituição Federal de 1988 e a Emenda nº 53/2006 definem os meios de financiamentos para o desenvolvimento e manutenção do ensino. Dispõe o art. 212 da Constituição Federal que o Município deve aplicar, anualmente, na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos e transferências.

b) O quadro a seguir apresenta as receitas arrecadadas de impostos e transferências, que servem de base para o cálculo dos limites mínimos dos recursos públicos a serem aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 128, da CE e art. 212, da CF).

Quadro 24 - Demonstrativo das Receitas e Gastos com Educação

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

Receitas Correntes

 

 

  1. Receita Resultante de Impostos

353.348,11

 

  2. Receitas de Transferências Constitucionais e Legais

8.036.541,65

 

Total da Receita Líquida (A)

8.389.889,76

 

Despesas com Ensino

 

 

  3. Despesas Vinculadas às Receitas Resultantes de Impostos

1.118.870,08

 

  4. Despesas Vinculadas ao FUNDEB

1.734.257,27

 

  5. (-) Deduções Consideradas para Fins de Limite Constitucional

(246.174,36)

 

Total das Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (C)

2.606.952,99

 

Percentual das Receitas aplicadas na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino = C/A

31,07%

 

Receitas Recebidas do FUNDEB (D)

1.743.941,00

 

Pagamento dos Profissionais do Magistério (B)

1.282.770,93

 

Deduções para fins de limite do FUNDEB (E)

(0,00)

 

Percentual aplicado na Remuneração do Magistério do Ensino Fundamental = (B - E)/D

73,56%

 

Fonte: Demonstrativo da Receita - Despesa com MDE - Anexo VIII-RREO - Exercício de 2018

c) Dos valores calculados pelo SICAP/CONTÁBIL, as despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino em relação às receitas de impostos somaram R$ 2.606.952,99, atingindo o percentual 31,07%. Logo, considera-se que o Município cumpriu, no exercício de 2018, o limite constitucional.

d) O valor total aplicado pelo Fundo Municipal de Educação de Santa Maria do Tocantins com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino com Recursos de todas as fontes (impostos, FUNDEB, convênios e outras) foi de R$ 3.229.209,05. Ao confrontar este valor com o quantitativo de alunos matriculados na rede de ensino municipal no mesmo período (conforme divulgado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira no sítio do Ministério da Educação), permite-nos chegar ao valor médio aplicado em educação por aluno ao ano conforme segue:

Quadro 25 - Recursos Aplicados na Educação

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

 

1. Receita Líquida de impostos de competência do Município

353.348,11

 

2. Receitas de Transferências Constitucionais e legais oriundas de impostos

8.036.541,65

 

3. Base de Cálculo = (1+2)

8.389.889,76

 

4. Valor Mínimo = (3*25%)

2.097.472,44

 

5. Total Aplicado com Recursos de Impostos

2.606.952,99

 

6. Percentual Aplicado = (5/3)

31,07%

 

7. Total das Despesas Orçamentárias com Manutenção e Desenvolvimento com Ensino

3.229.209,05

 

8. Alunos matriculados na Educação Básica da Rede Pública Municipal 2018

416

 

9. Despesa Orçamentária com Educação (aluno por ano) = ((7/8))

7.762,52

 

Fonte: Demonstrativo da Receita - Despesa com MDE - Anexo VIII-RREO - Exercício de 2018 e http://portal.inep.gov.br/resultados-e-resumos.

e) Assim, no exercício de 2018 o município de Santa Maria do Tocantins teve uma média de gasto anual por aluno de R$ 7.762,52, ou seja, R$ 646,88 mensal.

f) No que se refere aos resultados dos dispêndios públicos aplicados na educação básica, destaca-se o indicador nacional IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a cada 2 (dois) anos a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

g) De acordo com o INEP, o sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.

h) O indicador possibilita o monitoramento da qualidade da Educação a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e as medidas de desempenho nos exames aplicados ao final das etapas de ensino (5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) cujos dados são obtidos a partir do Censo Escolar (aprovação) e das médias da Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb (médias de desempenho).

i) Deste modo, para que o IDEB de uma rede de ensino ou escola cresça, é necessário que o aluno aprenda e não repita o ano.

j) As metas nacionais objetivam alcançar 6 (seis) pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

k) No que se refere ao Município de Santa Maria do Tocantins, os dados publicados pelo INEP-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira demonstra o seguinte histórico de metas projetadas e alcançadas de 2011 a 2017 da rede municipal de ensino:

Quadro 26 - Tabela de Evolução do IDEB - Anos Inicias

Previsão x Resultado 2011

Previsão x Resultado 2013

Previsão x Resultado 2015

Previsão x Resultado 2017

 

3.7 / 4.3

4 / 3.6

4.3 / 3.7

4.6 / 4.6

 

Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

Quadro 27 - Tabela de Evolução do IDEB - Anos Finais

Previsão x Resultado 2011

Previsão x Resultado 2013

Previsão x Resultado 2015

Previsão x Resultado 2017

 

3.1 / 3.4

3.4 / 3.4

3.8 /

4 /

 

Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/.

l) Deste modo, faz-se necessário que o Município estabeleça procedimentos de planejamento, acompanhamento e controle do desempenho da educação na rede municipal de ensino, de forma que sejam alcançadas as metas do IDEB e demais previstas nos instrumentos de planejamento.

m) Verifica-se que o município não alcançou a meta prevista no índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB no(s) ano(s) 2015 e 2017, em desconformidade ao Plano Nacional de Educação.

5.2. LIMITE DE GASTO COM PROFESSORES - 60% DO FUNDEB

a) No tocante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, a União definiu que uma proporção não inferior a 60% dos recursos seria para assegurar a Valorização do Magistério de cada ente da Federação e destinado ao pagamento dos profissionais do magistério da educação básica. De acordo com o cálculo extraído do SICAP/CONTÁBIL, o Município aplicou R$ 1.282.770,93, equivalente a 73,56%, portanto, atendendo o limite constitucional.

5.3. TOTAL DA DESPESA DO FUNDEB

a) As Despesas do FUNDEB para fins do limite em 2018, foram de R$ 1.734.257,27, equivalendo a 99,44% dos recursos oriundos do FUNDEB, portanto, atendendo o art. 21 da Lei nº 11.494/2007.

a) Texto para edição do servidor) Conforme (Parecer/Ata/Declaração) do Conselho do FUNDEB encaminhado junto às presentes contas, o Conselho se manifestou pela  das contas, referente ao exercício de 2018.

6. RECOMENDAÇÕES

Considerando a natureza de algumas impropriedades apuradas na análise das contas, propomos a emissão das seguintes recomendações e/ou determinações para acompanhamento em contas posteriores:

  1. Efetuar os registros contábeis na classe 7 e 8, referente a controles inclusive de obrigações oriundas de contratos e convênios assinados, para que ao final do Demonstrativo "Balanço Patrimonial" no campo compensações sejam evidenciados os atos que possam vir a afetar o Patrimônio e as obrigações executadas e a executar (item 4.3.4);

 

7. CONCLUSÃO

Após a Análise da Prestação de Contas apresentada pelo gestor, constituída nos termos da Instrução Normativa TCE/TO n° 07/2013, foi verificada, existência de inconsistências no desempenho da ação administrativa, em razão de impropriedades e infrações às normas Constitucionais, legais ou regulamentares (Instrução Normativa TCE/TO nº 02/2013). Deste modo, nos termos dos artigos 28, I, 30, 79, §1º e 81, III da Lei nº 1.284/2001, propomos a Citação dos responsáveis a seguir mencionados a fim de que sejam apresentadas alegações de defesa informações/documentos:

1. Senhor Solaine Siqueira de Moraes - CPF: 911.328.510-68, Gestora do FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS – TO, itens: 3.1, 4.1.3, 4.3.1.1.1, 4.3.1.2.1, 4.3.2.5.1, 4.3.2.5.2 e 5.1 do relatório;

2. Senhor Domingos Verjo Barnabe Machado - CPF: 585.465.101-72, Contador do FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA MARIA DO TOCANTINS – TO, itens: 3.1, 4.1.3, 4.3.1.1.1, 4.3.1.2.1, 4.3.2.5.1 e 4.3.2.5.2 do relatório

 

  1. Destaca-se que nas Funções Administração, Cultura e Desporto e Lazer houve execução menor que 65% da dotação atualizada, ou seja, não houve ação planejada para as despesas por função, em desconformidade ao que determina a IN 02/2013. (Item 3.1 do relatório).
  2. Inconsistências no registro das variações patrimoniais diminutivas relativas a pessoal e encargos, em desacordo com os critérios estabelecidos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, Instrução Normativa TCE/TO nº 02/2013, Anexo II, item 3. (Item 4.1.3 do relatório).
  3. Observa-se que o valor contabilizado na conta "1.1.5 – Estoque" é de R$ 0,00 no final do exercício em análise, enquanto o consumo médio mensal é de R$ 47.574,14, demonstrando a falta de planejamento da entidade, pois não tem o estoque dos materiais necessários para o mês de janeiro de 2019. (Item 4.3.1.1.1 do relatório).
  4. O Balanço Patrimonial informa o valor de R$ 7.175,00 para os Bens Móveis, Imóveis e Intangíveis, enquanto o Demonstrativo do Ativo Imobilizado apresentou o montante de R$ 6.350,20, portanto, constata-se uma divergência de R$ 824,80. (Item 4.3.1.2.1 do relatório).
  5. As disponibilidades (valores numerários), enviados no arquivo conta disponibilidade, registram saldo maior que o ativo financeiro na fonte especifica, em desacordo a Lei 4.320/64 (Item 4.3.2.5.1 do relatório).
  6. Existe “Ativo Financeiro” por fonte de recursos com valores negativos, em desacordo com a Lei 4.320/64. (Item 4.3.2.5.2 do relatório).
  7. Verifica-se que o município não alcançou a meta prevista no índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB no(s) ano(s) 2015 e 2017, em desconformidade ao Plano Nacional de Educação. (Item 5.1 do relatório).

Diante dos fatos descritos, no sentido de sanar as irregularidades e ocorrências apontadas, visando contribuir para a melhoria do desempenho das atividades, com a finalidade de atendimento aos princípios legais, assegurados os princípios Constitucionais do contraditório e da ampla defesa c/c os arts. 25/36 do RITCE e IN/TCE nº 07/2013.

Encaminhe-se à Primeira Relatoria para as providências cabíveis.

 

COORDENADORIA DE ANÁLISE DE CONTAS E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO FISCAL, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, 21 de setembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por:
FLAVIO HUMBERTO CASTRO DE ABREU, TECNICO DE CONTROLE EXTERNO - CE, em 21/09/2020 às 11:53:03
, conforme art. 18, da Instrução Normativa TCE/TO Nº 01/2012.
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